O Javascript do seu navegador está desativado, você poderá ter problemas.

Alemanha + Brasil

O Regulamento

Alemanha no Brasil: um espelho em fotos

Atualizado em 11/06/2013 | Atualizado em 16/05/2013

Art. 1 – Objetivo:

  • 1.1 - A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, o DZT (Centro de Turismo Alemão) e o Club Transatlântico estão organizando o  concurso e exposição de fotografia "Alemanha no Brasil: um espelho em fotos".  O  objetivo é estimular brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil a identificar em território nacional a presença germânica por meio de releituras de fotografias originalmente feitas na Alemanha. Os participantes poderão concorrer só com imagens fotografadas no Brasil que abordam, representam, interpretam ou se assemelham as fotografias alemãs originais (base do concurso). Serão base do concurso cinco fotografias, divididas nos seguintes temas: cultura, economia, esporte, turismo e sociedade.

  • 1.2 - As fotografias inscritas serão incluídas  no portal do concurso (www.alemanhanobrasil.com.br), onde estarão abertas à votação pública online. Como parte da seleção das fotos vencedoras, as 50 fotografias de cada categoria que tiverem o maior número de votos estarão aprovadas para a segunda fase da seleção (não serão válidos os votos das mídias sociais, ex. "like" do Facebook). (vide artigo 4.1)

    A segunda fase consiste em uma avaliação pela banca julgadora, composta por representantes das instituições organizadoras, representantes dos patrocinadores e um fotógrafo convidado (Caio Reisewitz). Estes serão os responsáveis pela escolha dos cinco ganhadores do concurso. (vide artigo 4.2)

    Os vencedores de cada categoria serão premiados com uma viagem para a Alemanha, organizada pelo Centro de Turismo Alemão (DZT). Esta inclui um tour guiado por profissionais do DZT pelos locais apresentados nas fotografias e os custos de transporte e hospedagem. Fora isso, será organizada uma exposição com as fotos premiadas, as fotos captadas pelos ganhadores em sua viagem e as fotografias originais do concurso.

Art. 2 – Da Inscrição:

  • 2.1 – A inscrição é gratuita e online.

  • 2.2 –Brasileiros ou residentes no Brasil.

  • 2.3 – Idade mínima, 18 anos.

  • 2.4 – É vetada a participação de qualquer funcionário ou parente, até terceiro grau, do fotógrafo convidado, dos membros da comissão organizadora e da banca julgadora. Também é vetada a participação dos membros da diretoria e funcionários da Câmara de Comércio e Industria Brasil-Alemanha de São Paulo, do DZT (Centro de Turismo Alemão) e do Club Transatlântico e membros da diretoria das empresas patrocinadoras.

  • 2.5 – Cada participante poderá apresentar apenas 3 (três) fotografias para cada tema, totalizando 15 fotos.

  • 2.6 – O candidato se compromete a participar somente com fotografias de sua autoria, sendo o único responsável por quaisquer violações a direitos autorais que tenham repercussão na esfera cível e criminal. O candidato também declara sob sua inteira responsabilidade, que a(s) pessoa(s) presente(s) na(s) fotografia(s) cadastrada(s) estão cientes de que sua imagem poderá ser utilizada no âmbito deste concurso.

  • 2.7 - A captação das fotografias independe do equipamento a ser utilizado, podendo ser câmeras fotográficas, celulares, entre outros.

  • 2.8 - As fotografias poderão ser editadas, porém devem ser, necessariamente, trabalhos feitos a partir de uma fotografia original.

  • 2.9 – A ficha de inscrição estará disponível no site www.alemanhanobrasil.com.br, a partir de 16/05/2013. Somente serão válidas as inscrições via site oficial do concurso.

  • 2.10 – Caso um ou mais campos obrigatórios não sejam preenchidos, o participante será desclassificado.

  • 2.11 – As fotos enviadas, obrigatoriamente, devem ter um tamanho mínimo de 2 megabytes e máximo de 3 megabytes. Os aprovados para a segunda fase do concurso, caso tenham interesse, poderão enviar a mesma imagem com qualidade superior para a segunda fase, que consiste na analise da banca julgadora.

  • 2.12 – O prazo para inscrição se encerra em 30/08/2013.

  • 2.13 – Processo de inscrição:

                                   - Preenchimento da ficha de Inscrição e aceite do regulamento online.

Art. 3 – Banca Julgadora:

  • 3.1 – A banca julgadora será formada por: um representante da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, um representante do DZT (Centro de Turismo Alemão), um representante do Club Transatlântico, um fotógrafo convidado (Caio Reisewitz) e um membro de cada empresa patrocinadora.

Art. 4 – Da seleção e cronograma de atividades:

  • 4.1 – A primeira fase da seleção das fotografias vencedoras consistirá em uma triagem realizada pelo portal oficial do próprio concurso (www.alemanhanorasil.com.br) após o término da votação online. O período de votação será iniciado em 16 de maio e se encerra em 2 de setembro de 2013 (vide cronograma). As 50 fotografias de cada categoria que tiverem o maior número de votos públicos, estarão na segunda fase da seleção (não serão válidos os votos das mídias sociais, ex. "like" do Facebook). Cada IP poderá votar somente uma vez em cada foto.

  • 4.2-  A segunda fase da seleção das fotografias vencedoras será realizada pela banca julgadora. As fotografias aprovadas na primeira etapa receberão uma  pontuação de cada integrante da banca julgadora, observando-se os seguintes critérios:  originalidade, criatividade, enquadramento, foco, iluminação e roteiro. A pontuação do fotógrafo convidado (Caio Reisewitz) terá peso dobrado.

  • 4.3 - O candidato  que  chegar à  segunda fase com mais de uma fotografia (vide 2.6) irá concorrer ao prêmio apenas com aquela que, dentre as apresentadas, tiver maior pontuação da banca, levando-se em conta seu desempenho individual. Ou seja, caso o participante tenha 15 fotos inscritas no concurso e todas as 15 fotos tenham sido aprovadas para a segunda fase, somente será considerada aquela que recebeu maior pontuação pela banca, excluindo-se as demais 14 fotografias.

  • 4.4 - Em caso de empate, caberá ao fotógrafo convidado o voto de desempate.

  • 4.5 – As etapas são definidas conforme cronograma de atividades abaixo:

    ETAPAS DATA LOCAL AÇÃO HORÁRIO

    Inscrições:

    16 de maio a 30 de agosto

    Votação online:

    16 de maio a 02 de setembro

    Comunicados aos responsáveis pelas 250 fotografias aprovadas na primeira fase de seleção: 

    04 de setembro

    Reunião da banca julgadora (segunda fase):

    Entre o dia 5 e 11 de setembro

    Comunicados aos cinco fotógrafos premiados:

    12 de setembro

    Premiação:

    26 de setembro

    Viagem para a Alemanha:

    Entre os dias 28 de setembro e dia 06 de outubro

    Exposição:

    A partir do dia 28 de novembro a janeiro de 2014

  • 4.6 – Todos aprovados da primeira e segunda fases serão contatados pelo departamento de Comunicação Social da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha via email  e seus nomes serão divulgados no portal do concurso (www.alemanhanobrasil.com.br) e mídias sociais.

Art. 5 – Da Premiação:

  • 5.1 - A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, o DZT (Centro de Turismo Alemão) e o Club Transatlântico concederão a seguinte premiação aos vencedores de cada categoria:

    a) Participação no evento da premiação (26 de setembro de 2013)

    • Translado e hospedagem.


    b) Viagem para a Alemanha (28 de setembro a 06 de outubro de 2013)

    • Passagens (ida e volta) para a Alemanha (partida/chegada em São Paulo).
    • Translado para o aeroporto.
    • Hospedagem/alimentação (café da manhã, almoço e jantar) durante todo o período na Alemanha.
    • Translado pelos locais a serem visitados dentro da Alemanha.


    c) Exposição das fotografias (a partir do dia 28 de novembro a janeiro de 2014)

    • Translado e hospedagem para o evento de abertura (28 de novembro de 2013).
  • 5.2 - As datas a serem indicadas para os traslados do evento de premiação, viagem para Alemanha, e evento de abertura da exposição são inalteráveis. Caso o vencedor esteja impossibilitado de utilizar os meios disponibilizados ou de estar na data no local combinado, terá que arcar com os próprios custos.

  • 5.3 - Será de responsabilidade da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha organizar e centralizar todos os contatos relativos aos prêmios citados. Todavia, é de responsabilidade do DZT (Centro de Turismo Alemão) gerenciar e acompanhar todos os vencedores durante o período na Alemanha, contando a partir do aeroporto de São Paulo - Governador André Franco Montoro. Fora isso, é de responsabilidade do Club Transatlântico a realização do evento de premiação e a exposição das fotografias.

  • 5.4 - O prêmio é intransferível, os vencedores não poderão, de forma alguma, ceder a terceiros qualquer direito a ele  relacionado.

Art. 6 – Das Disposições Gerais:

  • 6.1 – Os casos omissos no presente regulamento serão objeto de análise da banca julgadora. Suas decisões são soberanas, irrecorríveis e irrevogáveis.

  • 6.2 – Fica garantido o direito à livre expressão de qualquer concorrente, exceto no destrato público ao evento ou a qualquer um dos participantes, bem como à comissão julgadora, à instituição e entidades ou patrocinadores e demais pessoas envolvidas na organização do Prêmio, caso em que ocorrerá a imediata exclusão do concorrente e dos trabalhos de sua autoria.

  • 6.3 – Fica estipulado que o participante que infringir qualquer cláusula da inscrição e que não cumprir com todos os dados e prazos descritos estará automaticamente desclassificado.

  • 6.4 Os participantes aprovados na 1a. fase do concurso (votação online)  deverão formalizar a cessão de uso e de direitos autorais sobre as fotos cadastradas, desprovida de qualquer ônus, em favor da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, do DZT (Centro de Turismo Alemão), do Club Transatlântico, dos patrocinadores e apoiadores, que poderão dispor das fotografias, tendo em vista os objetivos do concurso, sem a necessidade de notificação aos participantes, assegurada a divulgação da autoria e o reconhecimento dos devidos créditos, na forma da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), conforme seus Artigos 29 e 79, parágrafos 1º e 2º.

  • 6.4.1 O termo de cessão será disponibilizado por e-mail e no portal do concurso, sendo o participante responsável pelo seu preenchimento e assinatura com devido reconhecimento de firma. É condição para a continuidade do candidato na próxima estapa do concurso a entrega ou envio postal do termo, até o dia 11 de setembro, ao endereço: Rua Verbo Divino, 1488 – 3º andar - 04719-904 São Paulo - SP, em nome do "Concurso de Fotografia".

  • 6.5 - Os dados de cadastro dos participantes, excluindo os documentos pessoais, poderão ser usados pelas empresas patrocinadoras para ações comerciais e promocionais. Os organizadores e patrocinadores não estão autorizados a comercializar ou ceder a terceiros tais informações.

  • 6.6 – As despesas com molduras e montagem da exposição serão de total responsabilidade da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo.

  • 6.7 – O simples ato de inscrição, no qual há a concordância com os TERMOS E CONDIÇÕES deste concurso, já pressupõe a aceitação de todos os termos do presente regulamento, valendo como contrato de adesão.

  • 6.8 - A documentação para viagem é de total responsabilidade dos participantes. Nenhuma das partes envolvidas na organização do concurso poderá ser responsabilizada pelo assunto.

  • 6.9 - Fotos contendo imagens de sexo, nudez ou ligadas a fins religiosos, políticos e/ou ofensivas a determinado grupo (cor, credo, nacionalidade e etc.) serão automaticamente excluídas sem nenhum aviso prévio aos participantes.