O Javascript do seu navegador está desativado, você poderá ter problemas.

Alemanha + Brasil

Blog

Cerimônia de premiação

O concurso de fotografia “Alemanha no Brasil: um espelho em fotos” premiou nesta quinta-feira (26) os seus cinco vencedores. Cada um deles foi o autor da foto melhor avaliada em uma das cinco categorias do projeto: Cultura, Economia, Esporte, Sociedade e Turismo.

A cerimônia de premiação aconteceu no Club Transatlântico, em São Paulo. Em um coquetel para convidados, organizadores e patrocinadores, os ganhadores tiveram a oportunidade de se conhecer, conversar sobre todo o processo do projeto, as fotos e o roteiro da viagem. Cada um deles recebeu um certificado e os cumprimentos dos presentes. Estiveram no evento representantes dos patrocinadores, Allianz Seguros e Mercedes-Benz, e dos organizadores, Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, DZT (Centro de Turismo Alemão) e Club Transatlântico.

No sábado (28), os cinco vencedores viajam para a Alemanha acompanhados de guias do Centro de Turismo Alemão para um roteiro de 10 dias pelas cidades de Frankfurt, Weimar, Stuttgart, Munique, Colônia e Berlim, conhecendo os cinco pontos turísticos retratados nas fotos-base do concurso.

Premiados

Alex Rodrigues Gouvea ganhou na categoria Cultura, com uma foto do monumento ao imigrante alemão da cidade de Domingos Martins, no Espírito Santo, em referência à foto-base original alemã da estátua de Goethe & Schiller, de Weimar. Na categoria Economia, o vencedor foi Lucas Uebel, com um paralelo entre o Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre, e o Museu da Mercedes-Benz, em Stuttgart. Com uma imagem da recém inaugurada Arena Pernambuco, Hans von Mantteufel foi o campeão da categoria Esporte, em referência ao Allianz Arena, de Munique. Em Sociedade, Léo Pinheiro leva o prêmio pela fotografia da multidão reunida durante as manifestações populares de junho de 2013, em São Paulo, numa interpretação do Carnaval de Colônia, na Alemanha. O famoso Portão de Brandemburgo, em Berlim, foi interpretado com uma imagem do Museu do Ipiranga, em São Paulo, pela vencedora da categoria Turismo, Mercia Alves Silva.


Os vencedores apresentam suas fotos campeãs em um paralelo com as fotos-base do concurso. Da esquerda para a direita: Hans, Lucas, Léo, Mercia e Alex (Crédito: Cynthia Navarro - AHK/SP)

O concurso

De maio a agosto de 2013, o concurso contou com a participação de mais de 800 pessoas de todos os estados brasileiros. Em um site criado para o projeto, foram mais de 3700 fotos cadastradas, que receberam mais de 382 mil votos na primeira fase do projeto. Para a segunda fase, foram classificadas as 50 fotos mais votadas de cada categoria, quando então passaram por avaliação de uma banca julgadora integrada pelo fotógrafo Caio Reisewitz, representantes da Câmara Brasil-Alemanha, do Centro de Turismo Alemão (DZT), do Club Transatlântico e das empresas patrocinadoras Allianz Seguros e Mercedes-Benz do Brasil. A reunião da banca para a definição dos vencedores foi auditada por Claudio Wagner, da auditoria MGI – Senger Wagner, seguindo os procedimentos e diretivas detalhados no regulamento do projeto. Nas mídias sociais, destaque para a página do concurso no Facebook com mais de 5.200 fãs.

Exposição

Ainda como parte da premiação, será aberta uma exposição fotográfica no mesmo Club Transatlântico com as fotos-base do concurso, as fotos vencedoras e imagens feitas pelos ganhadores durante a viagem à Alemanha. A mostra será inaugurada e ficará aberta ao público de novembro de 2013 a janeiro de 2014.

Concurso de fotografia divulga vencedores

Concurso de fotografia divulga vencedores

Os cinco vencedores do projeto “Alemanha no Brasil: um espelho em fotos” já são conhecidos. Participantes interpretaram cinco fotos-base de cenários alemães e poderão conhecer cada um deles em uma viagem para a Alemanha

 

O concurso de fotografia “Alemanha no Brasil: um espelho em fotos” divulgou nesta terça-feira (17) os nomes dos cinco participantes que ganharão uma viagem para a Alemanha. Cada um deles foi o autor da foto melhor avaliada em uma das cinco categorias do projeto: Cultura, Economia, Esporte, Sociedade e Turismo.

Alex Rodrigues Gouvea ganhou na categoria Cultura, com uma foto do monumento ao imigrante alemão da cidade de Domingos Martins, no Espírito Santo, em referência à foto-base original alemã da estátua de Goethe & Schiller, de Weimar. Na categoria Economia, o vencedor foi Lucas Uebel, com um paralelo entre o Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre, e o Museu da Mercedes-Benz, em Stuttgart. Com uma imagem da recém inaugurada Arena Pernambuco, Hans von Mantteufel foi o campeão da categoria Esporte, em referência ao Allianz Arena, de Munique. Em Sociedade, Léo Pinheiro leva o prêmio pela fotografia da multidão reunida durante as manifestações populares de junho de 2013, em São Paulo, numa interpretação do Carnaval de Colônia, na Alemanha. O famoso Portão de Brandemburgo, em Berlim, foi interpretado com uma imagem do Museu do Ipiranga, em São Paulo, pela vencedora da categoria Turismo Mercia Alves Silva.

De maio a agosto de 2013, o concurso contou com a participação de 858 pessoas de todos os estados brasileiros. Foram 3795 fotos cadastradas, que receberam mais de 382 mil votos na primeira fase do projeto. Para a segunda fase, foram classificadas as 50 mais votadas de cada categoria, quando então passaram por avaliação de uma banca julgadora composta pelo fotógrafo Caio Reisewitz, representantes da Câmara Brasil-Alemanha, do Centro de Turismo Alemão (DZT), do Club Transatlântico e das empresas patrocinadoras Allianz Seguros e Mercedes-Benz do Brasil. A reunião da banca para a definição dos vencedores foi auditada pelo Sr. Claudio Wagner, da auditoria MGI – Senger Wagner, seguindo os procedimentos e diretivas detalhados no regulamento do projeto.

A premiação acontecerá no dia 26 de setembro, no Club Transatlântico, em São Paulo. Dois dias depois, os felizardos viajam para a Alemanha acompanhados de guias do DZT para um passeio de 10 dias pelas cidades de Frankfurt, Weimar, Stuttgart, Munique, Colônia e Berlim, conhecendo os cinco pontos turísticos retratados nas fotos-base do concurso.

Ainda como parte da premiação, será aberta uma exposição fotográfica no mesmo Club Transatlântico com as fotos-base do concurso, as fotos vencedoras e imagens feitas pelos ganhadores durante a viagem à Alemanha. A mostra será aberta ao público e acontecerá entre novembro de 2013 e janeiro de 2014.

COMUNICADO - Adiamento do comunicado aos vencedores

Em virtude da greve dos Correios anunciada ontem, 11/09/2013, para diversas regiões do Brasil (http://www.sintect-sp.org.br/ - http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-brasil,funcionarios-dos-correios-entram-em-greve,164496,0.htm), a organização deste projeto decidiu adiar para o dia 17/09/2013 o comunicado aos vencedores do concurso.

Essa decisão tem o objetivo de garantir que nenhum concorrente seja prejudicado por atrasos nas entregas dos termos de cessão pelos Correios.

Certos da compreensão de todos, agradecemos e desejamos aos concorrentes sucesso! Continuem na torcida!

Atenciosamente,

Organização

Classificados para a segunda fase

Classificados para a segunda fase

Nos próximos dias, a banca julgadora se reunirá para avaliar as 50 fotos mais votadas de cada categoria na primeira fase do concurso.

Os autores dessas fotos classificadas para a segunda fase já foram comunicados por e-mail e devem seguir as instruções apresentadas.

Veja a relação abaixo e verifique se você é um deles. Confira o seu e-mail cadastrado no concurso:

Agnaldo Charoy Dias
Alex Rodrigues Gouvea
Álvaro Augusto
Angela Scorza
Carlos P Nunes Fo
Carolina de Moura Florentino
Claudia Cristina Sanzovo
Daniel Becker
Dayton Donetts Diniz Junior
Denis Uiliam
Eliza de Senes
Eunice Cristina
Évelin Luana Hauschild Bittencourt
Genilson Coutinho
Gleycilene Linhares
Gracieli Regina Wingert
Hans von Manteuffel
Ívany Pinheiro
Ilse Klasing Sparovek
JA Pheyjão
Jackson Savitraz
José Conceição da Silva
Lenise Yassue
Léo Pinheiro
Leonardo Cardozo Galves
Louise Porto Soares
Luan da Rosa Pacheco
Lucas Uebel
Luiz Alexandre Ferreira Filho
Luiz Grillo
Manoela Schmidt
Marcello Stutz Pupo
Marcelo Santos
Maria Denise dos Reis Pimentel
Maria Karina Neves de Andrade
Mary Anne dos Santos
Mercia Alves Silva
Nickoly Oliveira
Nicole Sanches de Souza
Paola Pereira da Cunha
Paula Carolina Rocha de Oliveira
Paulo Hoeper
Raoni Paiva Godinho
Richard Eduard Ducker
Rita de Luziete Cardoso Gomes
Roberta Moura
Roberto Liporati Eterovick
Rodrigo Santos Melo
Ronaldo Jorge Peixoto
Tanusa Dumke
Thea Sparovek Oriente
Valnir de Souza Fonseca Junior
Washington Botelho
Yasmin Pinheiro Borba

Importante lembrar que os votos da primeira fase só valem para a classificação. Na banca julgadora, todas as fotos classificadas concorrem em igualdade, considerando a proposta do concurso descritas em regulamento.

Museu da Mercedes-Benz - Construindo o futuro pela tradição

O prédio que abriga o Museu da Mercedes-Benz é uma excepcional obra de arquitetura, e reflete os ideais de originalidade que permeiam a consagrada marca alemã, sempre em busca de novos conceitos para a mobilidade urbana.

Uma hélice dupla dentro do museu, baseada no DNA humano, simboliza a genética formadora da marca. Os visitantes têm a opção de realizar dois passeios no local. A primeira rota leva a sete “salas lendárias” que contam a história da Mercedes-Benz. Da pioneira produção automotiva a ícones do automobilismo, você pode encontrar tudo o que há para saber sobre esse fantástico universo.

A segunda rota consiste em cinco espaços de colecionador, que exibem a diversidade do portfólio da marca desde carros de passeio até veículos pesados. A exposição “Fascinação por Tecnologia” proporciona aos visitantes um olhar sobre os bastidores do trabalho dos colaboradores da montadora e também para o futuro da indústria automobilística.

Um panorama detalhado sobre a Mercedes-Benz emerge de mais de 1.450 itens expostos, incluindo 160 veículos, muitos dos quais marcaram época, como o Gullwing dos anos 1950 e os chamados “Flecha de Prata”.

Exposições especiais complementam a experiência. Embarque em uma jornada de descobertas através da história do carro, dos seus primeiros anos até as últimas inovações tecnológicas. Uma visita à Stuttgart é um convite a encarar a história moderna da mobilidade em seu berço.

 

Post original (DZT)

Atravessando a história: o Portão de Brandemburgo

Nenhum monumento em Berlim é tão conhecido como o Portão (ou Porta) de Brandemburgo, construído entre 1789 e 1791 segundo um projeto de C. G. Langhans na praça Pariser Platz, no centro da cidade. Depois da construção do Muro de Berlim, em 1961, tornou-se impossível transpor o Portão durante 28 anos. Símbolo da reunificação, ele representa hoje de forma exemplar o presente e o passado da cidade. Seis colunas dóricas sustentam o monumento, cujas passagens estão sempre abertas agora, apenas para pedestres. A famosa Quadriga, que representa a deusa Vitória sobre uma carruagem puxada por quatro cavalos, foi instalada em 1794.

Post original (DZT)

Comunicado: atualização do regulamento

A equipe de organização do concurso de fotografia “Alemanha no Brasil: um espelho em fotos” comunica aos participantes do projeto e público em geral que realizou a atualização de seu regulamento. A primeira versão (de 16/05/2013) e a atual (de 11/05/2013) estão disponíveis no site, por meio do link http://www.alemanhanobrasil.com.br/regulamento

Premiação Quinzenal - Entendendo a sua dinâmica

Enquanto setembro não chega e a premiação da viagem para a Alemanha não acontece, estamos oferecendo produtos exclusivos da Puma para os autores das fotos mais votadas de cada categoria, quinzenalmente.

O processo é bem simples, e para concorrer ao prêmio, basta participar do concurso de fotografia “Alemanha no Brasil: um espelho em fotos” cadastrando ao menos uma foto. O objetivo é engajar o publico a votar em suas fotos preferidas.

Os autores das fotos que receberem mais votos na quinzena em curso, em cada categoria, são os ganhadores, sendo um total de cinco ganhadores.

Chame seus amigos para votar, promova suas fotos nas redes sociais e envie e-mails para os seus contatos. Lembre-se que por meio do portal, você pode compartilhar sua galeria e as próprias fotos individualmente. Sucesso!

Caso um participante seja o autor da foto mais votada em mais de uma categoria no período, ele ganhará apenas com a foto que tiver o maior número de votos. Nas demais categorias, será considerado o segundo colocado. Caso a mesma situação se repita, a regra se aplica novamente até que a promoção quinzenal tenha cinco ganhadores únicos, um por categoria.

O sistema de votos impede múltiplos votos de um mesmo IP em uma só foto, mas não impede uma pessoa de votar mais de uma vez em uma determinada foto. Se o indivíduo acessar o site de máquinas diferentes (outros computadores, laptop, smartphones, tablets, etc), conseguirá votar novamente. Fora isso, os IPs dinâmicos, que se alternam com frequência, como o 3G ou determinados provedores de internet banda larga, podem levar ao mesmo fato. Sendo assim, de acordo com o regulamento do concurso, o que é controlado é somente aquele IP que estiver tentando votar em uma foto que já recebeu seu voto.

A organização do concurso garante a auditoria dos votos antes de classificar ou premiar qualquer participante, utilizando de recursos técnicos variados para evitar fraudes e, caso identificadas, banir o participante infrator.

O prêmio final (viagem para a Alemanha e exposição) será concedido ao participante cujas fotos convencerem a banca julgadora de sua qualidade e pertinência em relação à categoria cadastrada, de acordo com a proposta do concurso. Portanto, o prêmio final é definido pela banca e a premiação quinzenal apenas pelos votos do período considerado de quinze dias.

A amizade entre dois gênios da literatura alemã


Foto: DZT / Schuck, Maik

O monumento em homenagem aos dois escritores alemães Johann Wolfgang von Goethe e Friedrich Schiller, em Weimar, mostra a amizade que existia entre essas duas figuras marcantes da literatura alemã. Porém, esconde o sentimento de competitividade entre eles.

Schiller era dez anos mais novo que Goethe e o admirava por seu trabalho, ao mesmo tempo em que invejava sua riqueza e condição social.  Goethe, por outro lado, não dava tanta atenção ao novato, mas no fundo o considerava um grande concorrente.

Entretanto, essa relação de amor e ódio entre os dois resultou em coisas boas. Goethe e Schiller representaram o movimento literário Sturm und Drang (tempestade e ímpeto) com obras famosas como “Os sofrimentos do Jovem Werther” e “Os Bandidos”, respectivamente. Reagiram contrariamente a um pensamento racionalista da época com romances melodramáticos e que exaltavam violentamente os sentimentos dolorosos de seus protagonistas. Pregavam a emoção acima da razão.

Uma foto pode te levar para a Alemanha!

O concurso “Alemanha no Brasil: um espelho em fotos” começou! Como parte das atividades da Temporada da Alemanha no Brasil, o projeto reserva uma ótima oportunidade de aproximação das duas culturas. Mostre o seu talento e concorra a uma viagem para a Alemanha!

Para isso, cadastre-se no site www.alemanhanobrasil.com.br e faça uma releitura de cinco fotos-base :

Cultura - foto-base "Memorial Goethe & Schiller (Weimar)"

Economia - foto-base "Museu da Mercedes-Benz (Stuttgart)"

Esporte - foto-base "Allianz Arena (Munique)"

Sociedade - foto-base "Carnaval (Colônia)"

Turismo - foto-base "Portão de Brandemburgo (Berlim)"

 

Em nosso portal, conheça a história de cada uma dessas fotos e sua importância para seu respectivo tema. A partir daí, procure no Brasil por cenários que melhor as representem. Suas fotos devem se assemelhar às fotos-base ou interpretá-las de forma livre e criativa.

Chame seus amigos para votar em suas fotos em nosso site: www.alemanhanobrasil.com.br. Você pode compartilhar sua galeria e suas imagens por meio das mídias sociais! O “curtir” do Facebook não é computado como voto.

As 50 fotos mais votadas de cada categoria (Cultura, Economia, Esporte, Sociedade e Turismo) passam à segunda fase, que consiste em uma avaliação por banca julgadora.

Lembre-se: suas fotos devem fazer referência às fotos-base do concurso. Dê asas à sua imaginação. Sucesso!